• Cnutrir

VINAGRE DESINFETA VERDURA?


Para se lavar frutas e verduras, não se usa vinagre, se o objetivo é matar os germes. O vinagre (qualquer que seja o tipo) é apenas uma solução contendo, principalmente, ácido acético, o qual está em concentrações mínimas na solução, sendo totalmente ineficaz em matar os seres contaminantes. Esse produto só deve ser usado, como acessório, no tempero de saladas e outros pratos.

Na higienização desses alimentos, deve-se usar a água sanitária (popularmente também conhecida como 'cloro'). Seu princípio ativo, o hipoclorito de sódio (em específico, o íon hipoclorito) é um potente desinfetante e bactericida. O recomendado pelos órgãos de saúde é deixar as frutas e verduras de molho, por cerca de 15 minutos, em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água. Cuidado para não exagerar no uso da água sanitária, pois ela pode ser bastante tóxica em excesso. E tome cuidado ao manipulá-la, pois, em contato com a pele, existe o risco de fortes irritações ou até mesmo queimaduras graves, e, em contato com ácidos diversos, existe a produção do tóxico gás cloro (Cl2), algo perigoso em ambientes fechados.


IMPORTANTE: Apenas use produtos onde esteja escrito 'água sanitária' para lavar os alimentos. Outros alvejantes podem conter hipoclorito de sódio, mas também trazem outras substâncias muito nocivas à saúde se ingeridas.

OBSERVAÇÃO: Utilize água sanitária para lavar as cascas das frutas que serão ingeridas cruas para evitar que germes ativos dessa região sejam passados para o interior comestível no momento de descascá-las ou cortá-las.


A Cnutrir oferece o treinamento teórico e prático de HIGIENIZAÇÃO DE HORTIFRUTIS.

Entre em contato para saber mais!





159 visualizações