• Cnutrir

Quais as doenças transmitidas por alimentos?

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. 

É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, apenas um caso já é considerado surto.

A ocorrência de DTA relaciona-se com diversos fatores, como: condições de saneamento e qualidade da água para consumo humano impróprios; práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados.

Os principais causadores das doenças transmitidas por alimentos são:

Salmonella.

Escherichia coli.

Staphylococcus aureus.

Coliformes.

Bacillus cereus.

Rotavírus.

Como as doenças transmitidas por alimentos (DTA) podem ter várias causas, não há um quadro clínico específico. No entanto, os sintomas mais comuns são : - náuseas,vômitos,dores abdominais,diarreia,falta de apetite,febre.

A prevenção das doenças transmitidas por alimentos baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento. 

As recomendações que seguem são de aplicação geral, tanto para os alimentos comprados no comércio informal como nos serviços de alimentação inspecionados:

Lave as mãos regularmente:

- antes, durante e após a preparação dos alimentos;

- ao manusear objetos sujos;

- depois de tocar em animais;

- depois de ir ao banheiro ;

Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados;

Higienização de hortifruti com solução clorada.

Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;

Assegure-se de que os alimentos cozidos estejam mantidos sob a temperatura adequada antes do consumo (refrigerados ou aquecidos).


A Cnutrir oferece todas as orientações para a Boa prática na Manipulação de Alimentos e treinamentos para a sua equipe.

Entre em contato conosco.



30 visualizações