• Cnutrir

Conservantes naturais

Numa altura em que o estilo de vida saudável conquista cada vez mais adeptos poucos são os produtos e os alimentos que não são escrutinados pela preocupação com a saúde. Claro está que isso implica também os modos de confecção e conservação daquilo que ingerimos. Por isso mesmo, muitas são as pessoas que procuram cada vez mais substituir os conservantes artificiais dos alimentos por conservantes naturais e menos prejudiciais.

Do limão ao mel, passando até pelas ervas aromáticas e pelo alho, fique a conhecer agora as opções saudáveis que tem à sua disposição no que se refere a evitar a oxidação da comida.

Na indústria alimentar são utilizadas para preservar características como o sabor e a aparência do alimento, bem como o seu valor nutritivo. Aquilo que pode não saber é que estas substâncias podem ser de origem artificial ou natural – e na segunda categoria existe alguns utilizados já há séculos.

São eles:


Limão

Rico em pectina e ácido ascórbico, o limão tem propriedades antioxidantes e antibacterianas, o que permite prolongar o prazo de validade de alguns alimentos. Vegetais, fruta fresca e compotas veem a sua longevidade muito beneficiada pelo sumo do limão.


Mel

Doce e capaz de preservar a qualidade dos alimentos? Não deve precisar de mais motivos para ter um frasco de mel em casa. De facto, é usado como conservante natural desde a antiguidade, especialmente no Médio Oriente e em África.


Ervas aromáticas

São ricas em antioxidantes, pelo que previnem o aparecimento de bactérias – não é por acaso que são uma ótima opção para conservar vegetais e carne.


Vinagre

Graças à elevada concentração de ácido acético, impede o aparecimento de bactérias. Não é, aliás, por acaso que os vegetais em pickles são conservados em frascos cheios de vinagre.


Sal

Através de um processo chamado osmose, o sal consegue absorver toda a água presente nos microrganismos, tornando assim impossível o seu desenvolvimento e a sua sobrevivência.


Alho

Tem uma ação poderosa na destruição de bactérias como a salmonela e a E.coli.


Fonte:Rótulos on line








2 visualizações