top of page
  • Foto do escritorCnutrir

A importância da higienização correta das mãos

Quando o assunto é a cozinha profissional, a higiene das mãos é uma questão primordial. Desde o primeiro momento do preparo dos ingredientes até quando o prato é levado à mesa, a comida passa pelas mãos de muitas pessoas. Ou seja, todo cuidado é pouco na hora de manter a limpeza da cozinha, garantir a qualidade e proteger a saúde tanto dos clientes quanto dos funcionários que circulam pelo ambiente.

Porque lavar as mãos é fundamental? Durante todo o dia utilizamos as nossas mãos com as mais diferentes finalidades. Basta uma análise rápida para percebermos a todas as situações que as expomos ao longo do dia.

Lavar as mãos é muito mais do que remover sujeira, suor, oleosidade ou células descamativas. A higienização completa das mãos ajuda a eliminar bactérias da pele, interrompendo a possibilidade de transmissão de doenças.

Como lavar as mãos corretamente na cozinha profissional? O cuidado com a limpeza das mãos deve ser feito em qualquer situação. Na cozinha profissional é preciso ainda mais atenção. Afinal, a saúde de muitas pessoas está em questão dentro de um ambiente de serviço de alimentação. O termo higienização das mãos tem sido cada vez mais usado, pois, nos ambientes profissionais é preciso ir além da tradicional lavagem das mãos. Por isso, para realizar o procedimento corretamente você deve investir em produtos de limpeza profissionais e antissépticos abrindo mãos das versões de uso doméstico.


Quais produtos mais indicados? A higienização das mãos no ambiente profissional pede produtos compatíveis. A utilização de sabonetes antissépticos e produtos de limpeza profissionais fazem toda diferença no resultado final.


Quando lavar as mãos? Quanto mais cuidado, melhor será o ambiente da sua cozinha profissional em relação a

higiene. Por isso, é possível listar os momentos em que lavar as mãos é fundamental. Antes e depois do preparo dos alimentos. Depois de usar o banheiro. Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Depois de apertar as mãos com outra pessoa. Depois de manusear o lixo. Toda vez que a mão estiver visivelmente suja.

Todo cuidado é pouco e é sempre importante lembrar quantas pessoas podem ser colocadas em risco num serviço de alimentação.


A Cnutrir oferece cursos e treinamentos práticos para a correta higienização das mãos de sua equipe.

Entre em contato - (15) 98166-0153


Nutricionista Katia G.Machado





1.042 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page