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SAIBA QUAIS ALIMENTOS SÃO OU NÃO INFLAMATÓRIOS


ALIMENTOS ALTAMENTE INFLAMATÓRIOS:


- Fast foods

- Bebidas açucaradas (refrigerante, suco de caixinha); e alimentos riscos em açúcar

- Embutidos (todos sem exceção)

- Alimentos fritos

- Alimentos ricos em gorduras trans (margarina, biscoitos recheados, massas, sorvetes,..)

- Alimentos ricos em corantes e conservantes(temperos prontos, sucos, embutidos,

refrigerante...)

- Carne vermelha **dependendo do metabolismo e frequência do consumo, poder ser

muito inflamatória

- Leite e derivados**dependendo do metabolismo e frequência do consumo, poder ser

muito inflamatória

- Pão (glúten)**dependendo do metabolismo e frequência do consumo, poder ser muito inflamatório


OBS: O alto consumo pode desenvolver doenças como: obesidade, diabetes, artrite, doenças gastrointestinais, câncer, entre outras.


ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS:


- Aipo Salsão; folhas verde escuras

- Mirtilo (blueberry), coloração roxa, rico em resveratrol (o mesmo flavonoide da uva)

- Ômega 3 (peixes de água frias: atum, sardinha, salmão..)

- Tempero natural: Cúrcuma (açafrão)

- Sementes: chia, linhaça, girassol, gergelim, girassol, semente de abóbora...

- Gorduras boas: Nozes, amêndoas, abacate, azeite extra virgem

- Chocolate >70% de cacau

- Gengibre e alho.

- Frutas vermelhas (ricos em antocianinas)


OBS: O consumo diário e adequado desses alimentos, previnem doenças inflamatórias,

trazendo benefícios na melhora da disposição, emagrecimento e de uma vida mais

saudável, sem dores.


Para descobrir as suas restrições alimentares, e adequá-las de forma individualizada, não esqueça de procurar o profissional nutricionista.


Nutricionista Lígia Campos Paulino.





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