Primeiramente o manual de Boas Práticas é um documento da Empresa, ali são descritas as atividades realizadas por cada setor e os procedimentos higiênicos sanitários já adotados.
Também a sua elaboração estará atendendo a legislação sanitária vigente que torna obrigatória a cada estabelecimento manipulador de alimentos ter em sua empresa.
Fora este aspecto legal, diversos são os benefícios de se ter um Manual de Boas Práticas. Costumo colocar em meus treinamentos que é manual das boas práticas e não manual das “próprias” práticas, pois estamos falando em estimular a segurança alimentar através de mais este item.
Através do manual obtém-se uma redação, o registro dos protocolos adotados na empresa de forma que a troca de pessoal não implicará na alteração das práticas. Neste contexto refere-se a funcionários de vários setores – manipulação de alimentos, confeitaria, cozinha, massaria, açougue, churrascaria, embalagem, fritura, copa, lanches, da manutenção, do transporte, de fornecimento de produtos, enfim, todos os envolvidos.
Outra consideração se faz sobre a participação de fornecedores que estão presentes na estrutura organizacional, principalmente entre contratantes (empresa pública ou privada) e contratados (empresa privada de limpeza, de produção de alimentos ou de outra prestação de serviços) gerando uma troca de informações importantes para os ajustes no processo e geração de condições higiênicas sanitárias mais apropriadas.
O ato de registrar desperta a maior intensidade do desejo de buscar a melhoria contínua ou o “mais adequado possível”. Remete o profissional à técnica e à ciência sobre os conhecimentos relacionados à sua prática, de modo que ele possa confirmar os acertos daquelas compatíveis com as referências e ajustar as que ainda não se aproximaram do ideal.
Por esse caminho, confiar ao nutricionista a elaboração deste Manual certamente irá, naturalmente, conduzir a melhorar as condições de atuação profissional, bem como elevará a qualidade dos alimentos e serviços oferecidos a população.
Conte com a Cnutrir para elaboração do seu Manual de Boas Práticas.
Muito obrigada!
Cintia Baptistella
Comments