CONFIRA 16 ORIENTAÇÕES PARA UM AMBIENTE ADEQUADO
Reforce com sua equipe – incluindo entregadores – as medidas de limpeza e higienização e que elas devem ser seguidas rigorosamente.
Os protocolos recomendam fazer reuniões diárias para repassar as orientações.
Funcionários e clientes devem usar a máscara facial, conforme o decreto 64.959 da Secretaria Estadual de Saúde de 4 de maio. Tenha máscaras extras para fornecer aos clientes que eventualmente estiverem sem. O decreto autoriza que o estabelecimento impeça a entrada de pessoas sem máscara.
As máscaras de tecido devem ser trocadas a cada duas horas ou quando úmidas. Para mais segurança, pode-se utilize uma proteção facial de acrílico, que cobre todo o rosto, conhecida como “face shield” ou viseira acrílica, que deve ser higienizada frequentemente.
Uniformes e equipamentos de proteção não devem ser compartilhados. De preferência, que os funcionários se troquem no local do trabalho, ao chegar e ao sair e devem ser trocadas diariamente.
Uniformes devem ser lavados em lavanderias profissionais. Se a limpeza é de responsabilidade do funcionário, ele deve transportar as peças em saco plástico.
As áreas dos caixas e de balcão podem ganhar uma divisória de acrílico para ficar entre os atendentes e os clientes.
Higienize as mãos antes de lidar com as embalagens e não apenas aquelas para alimentos.
Mantenha atenção no contato entre fornecedores e funcionários durante o recebimento de mercadorias.
Siga a legislação e o manual de boas práticas que pautam a segurança no recebimento de mercadorias.
Limite a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento. Marque a distância de, no mínimo, um metro entre as pessoas na filas. Mantenha o local arejado.
Aumente a frequência de limpeza de pisos, de superfícies, da copa/cozinha e dos banheiros.
Não esqueça de higienizar também corrimãos, maçanetas, interruptores, puxadores e material de escritório como canetas, mouse, teclado e telefones.
Cardápios, comandas, maquininhas de cartão, chaves e todo e qualquer objeto que são tocados por clientes e funcionário devem ser higienizados após cada uso.
A higienização pode ser feita com álcool líquido, álcool gel ou com uma solução feita de água, água sanitária na proporção: 25ml de água sanitária para 1 litro de água para superfícies e objetos ou 50ml de água sanitária para 1 litro de água se for para pisos e banheiros. Nunca use a água sanitária pura, pois dessa forma ela não tem o efeito desinfetante.
Forneça álcool em gel ou líquido 70º INPM/70% para colaboradores e espalhe pelo estabelecimento estações com o produto para os clientes. Atenção: mantenha distante de fontes de calor.
Não use toalhas de pano. Sempre de papel descartável.
Lixeiras devem ser acionadas com o pé ou sensor.
Qualquer colaborador que apresentar sintomas como tosse, febre e dor no corpo deve ser afastado imediatamente e encaminhado ao atendimento médico.
É importante comunicar aos seus clientes que os cuidados com higienização e limpeza também são prioridade nos seus negócios. Você pode fazer isso pelas redes sociais ou tranquilizá-los enviando uma mensagem com o delivery.
E deixe essa comunicação clara nos lugares onde o cliente circula.
Karyna Muniz • Consultora Sebrae-SP | ANR Brasil • Associação Nacional de Restaurantes Decretos e protocolos publicados pelo Estado de São Paulo https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
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