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GLÚTEN X EMAGRECIMENTO




O glúten nada mais é que a proteína presente do trigo, centeio, cevada e

malte. Visivelmente está na diferença que traz para a gastronomia em relação

a elasticidade e maciez em massas e pães. Em dietas para o emagrecimento

tem se visto com maior frequência a restrição de alimentos que contenham

glúten, porém na verdade é preciso verificar se há essa necessidade. O glúten

quando não é digerido de forma adequada realmente pode ser responsável por

causar a inflamação intestinal em pessoas que tenham maior sensibilidade,

interferindo na absorção de nutrientes, inchaço, diarreia, constipação, vômitos,

queimação e outros sintomas associados a intolerância ao glúten.

O que se torna comum, as pessoas que restringem o glúten optarem pela aveia como substituição por não ter o glúten em sua composição,mas por outro lado, a aveia

contém um tipo de prolina, que para algumas pessoas pode ser altamente alergênica.

Porém, a aveia pode vir a se contaminar pelo glúten através do processo de

produção ou armazenamento,assim como o trigo serrano.

Existem pessoas que são consideradas celíacas, geralmente é uma

doença genética, que tem desde criança e pode se manifestar de uma forma

tardia, porém mais severa.

Resumindo de uma forma clara, retirar o glúten do seu dia-dia, não

significa que está com o seu emagrecimento garantido, temos que tomar

cuidado, muitas vezes que substituímos a farinha de trigo por exemplo,

optamos por farinhas de arroz, de mandioca (goma de tapioca), entre outras

farinhas brancas que também tem um alto índice glicêmico (velocidade rápida

de açúcar no sangue). Além disso, as substituições por alimentos

industrializados sem glúten costumam ser ricos em conservantes e açúcares, o

que pode trazer o ganho de peso em vez de diminuir.

Para o emagrecimento, a grande sacada é a redução de alimentos industrializados,

e à melhora da escolha dos alimentos fontes de carboidratos como mandioca,

inhame, mandioquinha, abóbora, batata-doce,batata yacon, entre outros.

Por isso é de extrema importância passar por consultas nutricionais contínuas

onde o profissional Nutricionista, te acompanha,prescreve e orienta de acordo

com a sua necessidade individual.


Dra. Lígia Campos Paulino - Nutricionista Esportiva

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